Fones: (18) 3642-3669 - 99716-3669      |       Comercial: (18) 99666-7671      |    Email: comercial@vanguardacontabilidade.com.br

Notícias

Como usar o 13º salário de forma consciente

Assunto: Administrativo / Por: Vanguarda

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIESSE), aproximadamente 81 milhões de brasileiros recebem o décimo terceiro salário este ano, de acordo com as normas do modelo de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse dinheiro extra é muito positivo para movimentar a economia nacional, porém para usá-lo de forma consciente e sem arrependimentos, é sempre importante fazer um planejamento.

Essa organização financeira pode começar de forma simples como, por exemplo, ao economizar no preço dos presentes que serão comprados no fim do ano. Muitas vezes, um presente simbólico pode expressar mais significado do que um presente caro. Além disso, a internet disponibiliza diversos tutoriais que ensinam a confeccionar presentes criativos e baratos.

Uma forma inteligente de utilizar o décimo terceiro é guardando-o para o começo de 2020. Em janeiro, junto com as tradicionais contas mensais, surgem o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), matrículas e materiais escolares. É importante estar preparado para isso e o décimo terceiro pode ajudar nesse quesito.

Para aqueles que têm dívidas acumuladas, o dinheiro extra pode ser usado para pagá-las ou, pelo menos, para conseguir quitar uma parte do valor. Com o dinheiro em mãos, é mais fácil conseguir negociar sobre juros e talvez até garantir uma redução no valor a ser pago. Isso permitirá que você comece o ano com maior tranquilidade financeira.

E se o seu sonho é fazer uma viagem, talvez o décimo terceiro seja a solução para que possa realizá-la. As viagens de fim de ano costumam ter preços elevados, mas com dinheiro guardado é possível esperar para comprar passagens quando o preço estiver mais acessível. Reservar o décimo terceiro para isso tornará sua viagem muito mais satisfatória, pois o dinheiro que seria gasto apenas com as passagens poderá também ser usado para as despesas previstas.