Fones: (18) 3642-3669 - 99716-3669      |       Comercial: (18) 99666-7671      |    Email: comercial@vanguardacontabilidade.com.br

Notícias

Coronavírus aponta queda nos índices de inflação nacionais

Assunto: Mundo / Por: Vanguarda

A partir de hoje (9), o país pode ter acesso ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de março, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice aponta o reflexo da pandemia nos preços oferecidos aos consumidores, que devem ser mais baixos devido aos efeitos causados nos hábitos de compras diante das políticas de distanciamento social.

Além disso, a previsão é de que a demanda por produtos seja reduzida durante abril e maio, meses nos quais está previsto o pico de efeitos da pandemia no país. Com isso, será possível perceber uma diminuição inflacionária ao observarmos o mês de fevereiro, que apresentou inflação de 0,25%, enquanto que a previsão para o mês de março está em 0,14%.

De acordo com as pesquisas divulgadas pela página on-line da revista Exame, espera-se que 2020 seja um ano com níveis de inflação ainda menores que os observados nos dias atuais. Entretanto, isso não é motivo para comemorar, já que esse fator é um reflexo do quanto os setores de alimentação, bebidas e transporte têm sido atingidos pela limitação do funcionamento de restaurantes, bares e transportes públicos.

Por outro lado, de acordo com o Secretário da Fazenda e do Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles, este seria um momento oportuno para expandir a base monetária da economia nacional com a impressão de mais cédulas. Apesar de a alternativa ser arriscada, pois poderia causar o endividamento do país em relação ao seu Produto Interno Bruto (PIB), também possibilitaria ao governo aumentar seus programas de auxílio contra o vírus.