Uma das profissões mais importantes do País comemora, no dia 25 de abril, os seus 90 anos, desde que foi instituída, em maio de 1926, por João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da contabilidade.
Representada pelo Sistema CFC/CRCs – Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade –, a classe registra mais de 527 mil profissionais em plena atividade e esse número cresce a cada ano. Em 2010, por força da Lei n.º 12.249 – uma das grandes conquistas da categoria – , o termo “contabilista” foi extinto e passou-se a adotar a terminologia “profissional da contabilidade”, referindo-se aos técnicos e contadores. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), há, no Brasil, 334.145 mil contadores e 193.476 técnicos em contabilidade (ver quadro).
Diferentemente do passado que o contador era visto como arcaico e meramente burocrata, observa-se, atualmente, um profissional mais arrojado, que deseja aproximar informações e utilidade gerencial para suas organizações e clientes.
Após o registro definitivo – obtido por meio do Exame de Suficiência – o contador poderá trabalhar em várias áreas de atuação, com destaque para auditor, perito contábil, analista e consultor financeiro.
O Sistema CFC/CRCs tem reunido grandes conquistas em prol da classe contábil, com algumas que merecem destaque, como a informatização de todo o Sistema CFC/CRCs; a aproximação com os poderes constituídos para aprovação de importantes leis para a classe; parcerias com organismos internacionais, como a Ifac, Otoc, Iasb, Glenif, Cilea e com órgãos do Governo, como o Tribunal Superior Eleitoral, Receita Federal, Secretaria do Tesouro Nacional, Sebrae, Tribunal de Contas da União, entre outros.
O que seria do mundo sem a existência da contabilidade? Imagine negócios importantíssimo sem suas demonstrações, vendas às escuras sem ter noção do quanto realmente tal mercadoria ou empresa valem, os tributos seriam calculados de forma desatenta, e para se ter bons negócios teriam que contar a maior parte com o fator sorte. Que bom que existe a Contabilidade, contar com a sorte é atirar no escuro, a probabilidade para o erro é infinitas vezes maior do que para o acerto. Com as Demonstrações Contábeis a probabilidade inverte, e podemos fazer bons negócios e aumentar o nosso Patrimônio. Melhor ainda seria se todos vissem a Contabilidade da maneira correta e aproveitasse os recursos que ela disponibiliza.
Os profissionais da contabilidade em números (quadro)
A vice-presidência de Registro do Conselho Federal de Contabilidade atualiza, mensalmente, o número de profissionais que estão em atividade. As informações podem ser obtidas no site do CFC (www.cfc.org.br).
Profissionais
Contadores: 334.145
*Técnicos: 193.476
Total: 527.621
* Pela Lei n.º 12.249/2010, o registro para técnico foi concedido até 1º junho de 2015.
Organizações Contábeis: 52.795
Profissionais por gênero
Contadores
Homens: 34,48%
Mulheres: 28,84%
Técnicos em Contabilidade
Homens: 23,02%
Mulheres: 13,64%